Teste de bateria de carro: confira 5 passos
Bateria descarregada estressa qualquer motorista. Saiba como fazer o teste para verificar o estado da carga e se é hora de trocar a bateria por uma nova.
Tem hora que o motorista é pego de surpresa, principalmente na primeira saída em que o carro não liga. Começar o dia com atraso é para estressar qualquer um, não é mesmo? Normalmente esse problema tem nome: bateria fraca!
Para que você não passe esse nervoso no futuro, hoje mostramos a importância do teste de bateria de carro e como fazê-lo para entender como está a saúde desse componente. Continue lendo e confira!
Como verificar se a bateria do carro está boa?
Existem algumas alternativas para checar a saúde da bateria do seu carro. Uma delas é levá-lo até uma oficina ou concessionária para que seja feita por um profissional especializado. Mas se você quer fazer o teste em casa, separe dois itens: multímetro e luva de borracha.
O multímetro é um equipamento que consegue medir a voltagem e identificar o estado da bateria. Já as luvas protegerão suas mãos contra acidentes, como queimaduras. Precisamos sempre estar atentos à segurança, evite realizar o teste em ambientes que possam te distrair com facilidade. E se você está se perguntando de quanto em quanto tempo deve realizar o teste, já deixamos a dica: o ideal é ao menos uma vez por ano.
Antes de descobrir os passos para realizar o teste de bateria, anote as informações de voltagem, que servirão como referência para os resultados:
- 13 volts: bateria com carga recente em 100%;
- 12.5 volts: bateria com carga em 80%;
- 12.3 volts: bateria com carga em 60%;
- 12.1 volts: carga limitada, com carga em 40%;
- 11.9 volts: recarregue a bateria, carga em 20%;
- 11.6 volts ou menos: não utilize o carro antes de recarregar a bateria, carga em 0%.
Confira agora o passo a passo para realizar o teste em casa!
1. Dê uma volta com o carro
Por cerca de trinta minutos, ande com o carro pelos trajetos que costuma fazer no dia a dia. Após isso, deixe o carro parado por um tempo semelhante.
2. Como usar o multímetro
Coloque as luvas de borracha, erga os vidros e tire a chave da ignição. Tenha paciência para fazer o procedimento de forma correta e evitar acidentes. Deixe o multímetro em escala de corrente contínua, verifique os polos da bateria que devem ser conectados e veja o valor correspondente que aparece, comparando-o com a tabela de volts.
3. Teste também com o carro ligado
Com a ajuda de alguém, ligue o carro. Novamente, use o multímetro da mesma forma acima.
4. Medição com corrente alternada
Ainda como carro ligado, altere a tensão do multímetro para uma nova análise, agora em corrente alternada. Anote o resultado.
5. Verifique os resultados
Agora é hora de entender a necessidade de trocar a bateria. Verifique se os resultados correspondem com as informações abaixo:
- Parado: menos de 12,2 volts;
- Em escala contínua: mais de 14,7 volts;
- Em corrente alternada: mais de 0,2 volts.
Caso os resultados batam com os números acima, é hora de procurar um profissional para trocar a bateria do seu carro.
Baixe o App da Porto e deixe a tarefa com a gente!
Cliente com Seguro Auto ganha diversos serviços de revisão e manutenção nos Centros Automotivos Porto, como:
- Diagnóstico do veículo;
- Troca de óleo;
- Alinhamento e balanceamento de pneus;
- Troca de bateria;
- E muito mais.
E a melhor parte é que você pode solicitar nossa ajuda de onde estiver e em poucos cliques: o App da Porto reúne todos os seguros, serviços e cartões virtuais em um só lugar, garantindo mais praticidade no seu dia a dia.
Não deixe os problemas chegarem de surpresa: clique aqui para baixar o aplicativo e conte com todo o cuidado da Porto para manter seu veículo sempre seguro e protegido!