Seguro auto por assinatura da Azul Seguros, uma empresa do grupo Porto Seguro.
Simule e contrate Consultar Apólice

Direção defensiva: 5 dicas que todo motorista precisa saber

Fonte: Azul Seguros

A maior parte dos acidentes ainda é causada por falha humana e pode ser evitada com a prática da direção defensiva.

Ser responsável ao volante é uma demonstração de consciência e necessária para todos os motoristas, por isso, praticar a direção defensiva, além de evitar multas, previne transtornos e acidentes de trânsito. Separamos algumas dicas que vão te ajudar na adoção dessas medidas de segurança.

O que é direção defensiva?

De acordo com o Manual de Direção defensiva do Departamento de Trânsito (Denatran), direção defensiva é a forma de dirigir que permite ao condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, seus acompanhantes, com o veículo e com outros usuários da via.

Boas práticas na direção podem efetivamente salvar vidas, por isso, confira as 5 principais dicas para direção defensiva:

  1. Respeite o limite de velocidade: não dirigir de acordo com o limite permitido é um dos principais motivos de acidentes em rodovias e estradas. Durante a direção, procure não fazer ultrapassagens arriscadas e controle a pressa.
  2. Aquaplanagem: em vias muito molhadas é preciso redobrar a atenção e evitar frenagens bruscas, tirando pé do acelerador e mantendo o controle do volante, para não perder a aderência dos pneus com o solo. Aqui você pode conferir 4 dicas para reduzir danos ao carro em alagamentos.
  3. Manutenção preventiva: mantenha a revisão do carro sempre em dia. Essa é a melhor forma de prevenir-se de qualquer problema inesperado. Confira aqui as nossas dicas para revisão.
  4. Mantenha a distância: conserve uma distância segura, lateral e frontal, dos outros veículos, conforme estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
  5. Permaneça atento: foco é uma qualidade indispensável para um bom motorista. Isso significa evitar tudo que possa te distrair, como música muito alta, conversas paralelas e não esqueça o cinto de segurança. Ah, celular nem pensar!